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Fugindo das armadilhas do supermercado e ainda manter a forma. Veja as 5 dicas!

Quer gastar pouco e não abandonar a dieta? Veja dicas de substituições e receitas para se manter em forma mesmo nos tempos de crise

 

"Sempre quis fazer dieta, pena que é caro". Segundo a endocrinologista Giulianna Pansera, essa é uma afirmação muito comum no consultório, ainda mais nesses tempos de economia em crise. Mas é possível, sim, entrar em forma sem gastar muito, basta se aventurar na cozinha e fazer algumas substituições no cardápio. 

Fuja dos industrializados

Giulianna fez uma lista com cinco dicas para o iG. A médica defende uma alimentação mais natural e com poucos produtos industrializados - eles podem parecer "bonzinhos", mas são grandes vilões das dietas.

"É bom para a boa forma e para a saúde também. Defendo alimentos naturais e caseiros para tudo. No final das contas, você deixa de consumir produtos industrializados ruins e que são mais caros", explica a endocrinologista, que também comanda o blog G-Realfit. 

1) Alerta vermelho para biscoitos integrais: 

"Nem sempre os produtos que parecem lights ou que tem fit no nome são saudáveis ou, de fato, menos calóricos. O pacotinho que você compra no supermercado vem cheinho de sódio, açúcar (com inúmeros apelidos), corantes e aromatizantes artificiais e outros componentes prejudiciais à dieta e à saúde", alerta Giulianna.

Clique na foto e veja a receita de cookie de aveia
Divulgação

 

A médica sugere investir um cookie caseiro, que não leva farinha branca e nem açucar. "Você pode fazer de forma rápida uma receita bem mais saborosa e mais barata, já que pode comprar frutas da estação e grãos, como aveia, a granel", indica. 

++Leia também: Veja mais receitas de cookies

Barrinha de cereais caseira
Edu Cesar
Barrinha de cereais caseira

2) Faça a sua barrinha de cereais: 

Consideradas um grande trunfo na hora de fazer aquele lanchinho rápidor entre as refeições principais, as barrinhas industrializadas podem ser um perigo para a dieta. "A maioria delas traz grande quantidade de açúcar ou adoçante artificial, além do glúten, que torna a absorção dos nutrientes mais difícil", analisa Giulianna. "Além disso, esse snack costuma pesar muito no bolso: uma caixinha com 24 unidades custa de R$ 30 a R$ 40", completa. 

Os cereais, entretanto, são bem vindos na dieta. A dica é comprar os alimentos a granel, como em uma zona cerealista. "Você gastaria, em média, R$ 40 por um mix de 1 quilo de castanha do Pará, castanha de caju, goji berry, semente de girassol, uva passa, semente de abóbora, damasco turco, cranberry desidratada, sojinha e granola", fala a endocrinologista. 

3) Pão integral caseiro

Pão integral em formato de cupcake. Clique na foto e aprenda a fazer
Divulgação

É muito comum médicos e nutricionistas indicarem a substituição do pão branco pelo integral, que contém fibras e outros ingredientes que ajudam no funcionamento do organismo. Entretanto, muitos desses pães também são mais caros que os "normais" e calóricos. Giuliana sugere umareceita simples, com "ingredientes do bem". 

++Leia também: Veja receitas de diversos tipos de pães

 

4) Iogurte caseiro

"Existem excelentes opções de iogurte no mercado hoje em dia, o único inconveniente é o valor elevado. É importante, também, analisar os rótulos da marca que você está habituado a comprar e a máxima do 'quanto mais produtos desconhecidos, pior' continua valendo", afirma Giulianna. Ela ensina a fazer um iogurte caseiro que leva apenas fermento e dois litros de leite e rende 15 porções. "Excelente custo benefício", defende a médica. 

Clique na foto e faça seu iogurte
Divulgação

 

5) Receita da estação

Já que a ideia é fazer uma dieta com produtos naturais e não-industrializados, vale fazer mais compras na feira do que no supermercado.  "Invista em frutas, legumes e vegetais, procurando sempre estar atenta a qual é o alimento 'da época'. Isso barateia seu custo, já que há bastante oferta", comenta Giulianna. 

Para completar, ela sugere uma salada de rúcula (4 punhados), alface à vontade, figo, tomates cereja e 1/4 de berinjela picada. E, já que a ideia é colocar a mão na massa, prepare o próprio molho. Veja a receita de um molho de iogurte light para acompanhar a salada. 

 


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